A lontra nome cientifico Lutra Lutra é um animal cuja distribuição é frequente em Portugal é da família dos mustelídeos, existem 13 espécies e 7 géneros todas nadadoras, vivem no litoral, rios e lagos. As lontras possuem os dedos ligados por membranas interdigitais que facilitam a natação, as lontras têm hábitos noturnos mas também podem ser avistadas durante o dia. Os grupos sociais são compostos por progenitora e crias. O macho só se junta à fêmea na época de acasalamento. O período de acasalamento é de 2 meses podendo nascer entre uma a cinco crias. A lontra mede cerca de 55 a 120 centímetros o peso varia mas podem pesar no máximo 35 quilos.
A lontra tem uma pelagem com duas camadas uma externa e impermeável e outra interna que lhe confere um bom isolamento térmico que a protege do frio. O corpo destes animais é hidrodinâmico que lhe permite atingir uma grande velocidade. A lontra pode pescar os animais das quais se alimenta na superfície ou mergulhar na busca da suas presas, podendo conter a respiração durante seis minutos. Este mamífero faz parte dos animais ameaçados de extinção.
Alimentação
- Crustáceos
- Peixes
- Moluscos
- Repteis
- Aves e pequenos mamíferos
As lontras reproduzem-se na Primavera e o tempo de gestação é de 56 dias. A progenitora cuida das crias por aproximadamente um ano.
Estado de conservação
Consta na lista dos animais em risco de extinção.