Empusa Pennata
Empusa pennata é uma espécie de louva-a-deus do género Empusa
As Empusa vivem em áreas próximas à costa e em áreas de mato seco. Estas podem ser encontradas na Península Ibérica (Espanha e Portugal), e na costa continental da França Itália e norte de África, assim como na maioria das maiores ilhas do Mediterrâneo ocidental.
Esta é uma espécie louva-a-deus com duas pequenas protuberâncias na cabeça que se assemelham a dois cornos, mesmo no contexto de sua família não é comum. Tem um longo e fino tórax e um pequeno abdómen curvo. As duas primeiras patas é preênsil são usadas para caçar presas como por exemplo, outros insetos. Têm quatro pernas o primeiro par de pernas está localizado na frente do tórax, e as outras duas atrás do mesmo.
Os adultos têm asas, mas não as Empusa juvenis ou ninfas. Ambos são caracterizados pela rugosidade na cutícula e o seu aspeto é uma perfeita camuflagem tendo em consideração o ambiente em que vivem.
Os machos adultos têm antenas, ao contrário das fêmeas são maiores e têm dificuldade de realizar o acasalamento em voo. Este é semelhante ao feito pelo Mantis religiosa.
Reprodução
No que diz respeito à reprodução é realizada em voo os ovos são depositados numa ooteca que consiste num depósito de ovos, protegido por uma substância rígida, usual sobretudo em insetos, os juvenis nascem em Outubro, atingem o estado adulto entre Maio e Agosto.