Elementor #2130

Camaleão Chamaeleonidae

O nome camaleão significa leão da terra é derivado das palavras gregas chamai (na terra, no chão) e leon (leão). Este nome camaleão refere-se a todos os répteis pertencentes à família chamaeleonidae, distribuídos na África, sul da Europa e da Ásia. Há cerca de 80 espécies de camaleões, a maior parte delas na África, ao sul do Saara, estando também presentes em Portugal e na Espanha. Pensasse que os camaleões que vivem na Península Ibérica são oriundos de África. Os camaleões distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor, por sua língua rápida e alongada, e pelos seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro, estes possuem uma visão de 360 graus, e (tendo alguns membros da família) cauda preênsil. Esta especei teve origem há mais de 100 milhões de anos, quando se separou da família Agamidae, de acordo com os registos fósseis.   
  

Alimentação   

   

O camaleão tem grosso modo 60 centímetros tem uma língua bastante comprida que lhe permite capturar mariposas, borboletas, gafanhotos, moscas, besouros, também comem folhas das árvores.    

   

Reprodução    

  

Os camaleões vivem a maior parte de suas vidas solitariamente, e são bastante agressivos contra outros membros de sua mesma espécie, mesmo que sejam fêmeas. Este hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Os camaleões mordem se forem provocados, mas a mordida não causa dores muito fortes.   

   

Mudança de cor:  

     

Algumas espécies de camaleão são capazes de alterar a sua coloração de pele. Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura.   

A mudança de cor nos camaleões tem funções na sinalização social e em reações a temperatura e outras condições, bem como em camuflagem. A importância relativa destas funções varia de acordo com as circunstâncias, bem como as espécies.   

Os camaleões têm duas camadas sobrepostas, dentro de sua pele, que controlam a sua cor e a termorregulação. A camada superior contém uma estrutura de nano cristais de guanina, e o espaçamento entre esses nanos cristais pode ser manipulada mediante excitação da rede cristalina, o que, por sua vez, afeta os comprimentos de onda de luz que são refletidos e os que são absorvidos. Excitar a rede cristalina causa um aumento na distância entre os nanos cristais, e a pele passa a refletir comprimentos de onda de luz mais longos. Assim, quando em estado relaxado, os cristais refletem azul e verde, mas em um estado excitado, os comprimentos de onda mais longos, como amarelo, laranja e vermelho passam a ser refletidos.   

   

Camaleão em Portugal  

    

Em Portugal existem 28 especeis de répteis. Uma dessa especeis é o camaleão-comum, Chamaeleo Chamaelon, este camaleão é um animal solitário, diurno e arborícola, este réptil tem cauda preênsil dedos unidos e organizados em dois grupos opostos utilizando como se fosse uma pinça, os seus olhos podem rodar 360 graus, e também têm uma língua muito grande que lhes permite capturar as presas que consome. Têm também a capacidade de mudar a cor da pele de acordo com o estado emocional, a época do ano, sexo, idade e o ambiente que o rodeia.    

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Open chat
1
Olá
Como te posso ajudar?