O mangusto (Herpestes ichneumon) é um animal de origem africana que pensasse ter sido introduzido no tempo dos árabes em Portugal para caçarem ratos é da família herspetidae , são mamíferos da ordem carnívora. Em Portugal é conhecido por sacarrabos. Esta espécie está presente em todo o território nacional exceto a norte.
Estes animais habitam desde florestas tropicais a desertos. São de pequeno porte medem cerca de 20 a 75 cm e pesam 1 a 5 quilos.
A sua pele é espessa e de cor castanho acinzentado, os olhos são pequenos da cor-do-mel, orelhas curtas e arredondadas. Cada pata tem cinco garras não retráteis.
Alimentação:
A sua alimentação é baseada em insetos, repteis, pequenos mamíferos, ovos, frutos, raízes e bagas, alimentam – se de também de cobras sendo imunes ao veneno destas chegando mesmo a matar e a comer as famosas cobras naja africanas.
Reprodução:
Os mangustos atingem a maturidade sexual aos dois anos, têm crias uma vez por ano, nascem duas a quatro crias, a duração da gestação é de 84 dias.
Os hábitos sociais:
No que diz respeito aos hábitos sociais destes animais divergem muito desde mangustos que vivem em grupo mas também animais que adotam uma vida solitária.
Estado de conservação: Pouco preocupante