Os perigos que a terra enfrenta são reais e temos de estar conscientes que algumas espécies de animais e plantas, estão se a extinguir e que os recursos da terra não são infinitos. No dia 22 de Abril comemorou – se o dia da terra este movimento teve inicio em 1970 quando 20 milhões de norte americanos saíram à rua para exigir um ambiente mais sustentável e saudável. Desde essa data que o nosso planeta têm enfrentado vários desafios. Entre esses desafios estão os vários perigos para os quais temos de estar atentos.
Alguns dos perigos que a terra enfrenta são:
- Extinção de animais e plantas – A extinção de animais e plantas é muito preocupante todos os dias se extinguem animais e plantas. Provocando desequilíbrios nos ecossistemas e afetando milhares de animais. Na Amazónia continua a desflorestação que é um dos pulmões do nosso planeta porque as arvores transformam C02 em 02 que é essencial para os animais e humanos respirarem. Por outro lado é das plantas que se extraem a maior parte dos medicamentos e podemos estar a destruir plantas que podem ter a cura para o cancro entre outras doenças que afetam animais e humanos.
- Alterações climáticas – As alterações climáticas e o efeito estufa estão a provocar a subida da temperatura da terra que tem como consequência o aumento dos incêndios porque as temperatura da terra está a aumentar e em algumas regiões estão a aparecer tornados de fogo que destruem vidas e bens das pessoas e também fauna e flora.
- Plástico nos oceanos – o lixo que é despejado no oceano todos os anos equivale a despejar um camião de lixo todos os dias no mar por minuto são cerca de 9 milhões de toneladas de lixo por ano. O caso mais grave é o lixo acumulado no Pacifico conhecido por a Ilha de Lixo do Pacifico o que equivale a 7 vezes o tamanho da Itália.
- Subida do nível das águas do mar – O aquecimento global está a fazer subir as águas do mar com a consequente diminuição da orla marítima o que afeta países como por exemplo Portugal que tem uma grande costa marítima.
- Meteorologia extrema – A meteorologia está a afetar o planeta terra porque este desequilíbrio produz mais furacões, tornados e tempestades. Novos estudos hidrológicos provaram que a meteorologia extrema estão a provocar chuvas fortes e tempestades, o que provoca deslizamento de terras, que tem como consequência a destruição de estruturas habitacionais e de vidas humanas.
- Escassez de comida e água – O aquecimento global está a provocar a escassez de água, por outro lado, a redução da queda da neve está a afetar as reservas de água. O aquecimento global está a diminuir as áreas cultivadas, os cientistas preveem que os campos de milho vão diminuir a produção em cerca de 7,4% a cada grau que a temperatura subir. A redução da produção de trigo será igual a 6%, nos campos de arroz 3,2% e nos de soja 3,1%.
- Aumento do numero de incêndios – Os cientistas e investigadores afirmam que se o aquecimento global continuar ao mesmo ritmo haverá um grande aumento de incêndios que irá por em causa animais e pessoas.
- Desflorestação das florestas – A desflorestação é uma grande calamidade para a humanidade porque: as arvores transformam co2 em 02 sendo este o 02 essencial para a respiração de pessoas e animais. O caso mais grave é o da Amazónia em que a desflorestação atinge valores muito altos (milhares de hectares por anos são decimados provocando a extinção de animais e plantas) o Co2 está a aumentar e o o2 a diminuir.
- Efeito estufa – O gases que são enviados para a atmosfera sobretudo Co2 estão a provocar o aumento da temperatura do planeta o que faz, por exemplo, diminuir as calotes de gelo que existe nos polos. Os icebergues também estão a descongelar o que faz subir o nível da águas por esse mundo fora diminuindo as zonas costeiras dos países banhados pelos oceanos.
- Nota: – Todos estes perigos que o planeta terra enfrenta tem neste momento solução mas temos de agir já porque não existe planeta B. Todos os planetas que são supostamente habitáveis por essa galáxia e universo fora ou estão muitíssimo longe ou a sua atmosfera não permite a sobrevivência de animais vertebrados que é o nosso caso. Não tem nexo destruir a casa aonde vivemos ou extinguir animais do qual dependemos. Por exemplo refiro – me aos caso das abelhas 70% da polinização de tudo aquilo que comemos é feito por abelhas, e estas estão em perigo de extinção assim como a maioria dos insetos, é confrangedor ir a determinadas regiões e não observar nenhum inseto. Já existem hotéis para estes animais aonde são criados e em algumas zonas está a haver repovoamento de insetos. Esta questão que afeta os insetos de alguma maneira vai afetar as aves que comem insetos e um dia vai afetar os mamíferos que comem aves. Fica tudo em causa a nossa sobrevivência está em causa. Quando destruímos a natureza estamos a destruirmos a nós.